Livros sobre viagem no tempo

Se tem um tema que me chama a atenção é viagem no tempo. De como as pequenas ações afetam uma vida inteira e o protagonista se vê forçado a voltar no tempo várias vezes para tentar consertar algo que deu muito errado e vai se encalacrando cada vez mais…

Resultado de imagem para marty mcfly gif

O que não faltam são filmes e séries sobre isso, por isso que separei alguns livros sobre o tema.

Vamos lá:

O fio da vida – Kate Atkinson 

Resultado de imagem para o fio da vida livro

Pelo nome parece algum romance para mulheres na menopausa, mas nessa história temos uma protagonista que morre e volta várias vezes (tá mais para reencarnação do que viagem no tempo, mas a ideia é parecida) para matar Hitler!

Resultado de imagem para hitler gifs

Ursula Todd, nascida em 11 de fevereiro de 1910, passa por experiências extremas ao longo de suas vidas e cada vez que retorna, traz em seu subconsciente lembranças passadas que a impedem de cometer alguns erros, levando-a para outros rumos inesperados. De estupro, assassinato, aborto, suicídio até bombardeios, a personagem passa por tudo, e quando acha que ajeitou a sua vida, percebe que uma outra preciosa foi destruída no processo, e recomeça tudo outra vez.

Atkinson mostra que são os pequenos detalhes, as sutilezas, que mais impactam a vida de Ursula e como as suas prioridades mudam, ao perceber a consequência de suas escolhas.

Algumas partes retratando a vida adulta de Ursula estão diretamente ligadas à Segunda Guerra, então, figuras como Eva Braun e Hitler ganham destaque na história, assim como o horror daquela época, o medo constante de bombardeios inesperados e como as muitas vidas de Ursula e de sua família foram atingidas pela guerra, de diferentes formas.

Particularmente, acho que a leitura fica mais rica quando um autor resolve inserir seus personagens em acontecimentos históricos, até porque nos permite conhecer um pouco mais da vida naquela época (1910 – 1945, no caso) e, consequentemente, as principais motivações da personagem em diferentes anos, mas no mesmo período.

É um livro muito bem escrito, recomendo a leitura!

Tempest – Julie Cross

Resultado de imagem para tempest julie cross

Esqueça tudo o que você sabe sobre viagem no tempo. Essa frase vai ser repetida pelo menos algumas vezes no decorrer de Tempest, conforme o personagem Jackson for tentando explicar aos seus amigos que pode viajar no tempo.

No início, tudo não passava de uma brincadeira em que seu amigo Adam, um prodígio em ciência, fazia anotações e tentava entender um pouco mais sobre essas viagens, pois, a princípio, Jackson conseguia voltar somente algumas horas no tempo. Porém, isso muda no dia em que vê sua namorada Holly ser baleada, e acaba voltando dois anos antes no tempo, sem conseguir retornar para 2009 para salvá-la. Preso, então, em 2007, Jackson busca respostas sobre seu passado e suas habilidades. O que ele não esperava é que as pessoas que atiraram em Holly, membros de um grupo apelidado pela CIA de “Inimigos do Tempo”, vêm a sua procura para recrutá-lo ou matá-lo.

Numa mistura de “Efeito Borboleta” com “Jumper”, para quem curte não só viagem no tempo, como também as perseguições, aventuras e uma dose de romance envolvidas, Tempest é uma boa pedida.

Encruzilhada – Kasie West 

Resultado de imagem para encruzilhada livro

Imagine poder visualizar o desenrolar de cenários futuros antes de tomar uma decisão importante? Pois é exatamente esta a habilidade de Addison Coleman, protagonista de “Encruzilhada”: a de Investigar Destinos. Vivendo num Complexo Paranormal, onde cada um possui diferentes habilidades, Addie se depara com a situação de ter que escolher entre viver com seu pai ou sua mãe quando estes resolvem se divorciar.

Porém, com o divórcio, seu pai decide se mudar do Complexo para o mundo Normal, onde não é possível usar as habilidades e muito menos falar sobre isso com ninguém. Além de ter que escolher com quem viver, Addie também tem que pesar as consequências entre ficar ou viver entre os Normais.

Durante as investigações, Addie visualiza que se ficar com sua mãe, acabará se relacionando com o garoto mais popular da escola Paranormal. E se ela for morar com seu pai, acabará conhecendo Trevor, um garoto com quem logo se identifica. Os dois cenários parecem ótimos a princípio, mas ao investigar mais a fundo, ela percebe que em ambos também haverá cenários de dor e sofrimento. Em qual futuro ela decidirá viver? Embora ela possa escolher, em ambos os cenários há acontecimentos que fogem ao seu controle.

Com um quê de “Efeito Borboleta” (segunda comparação que faço com esse filme porque é um dos meus preferidos xD), “Encruzilhada” fala sobre o impacto de nossas escolhas sobre as outras pessoas e como nem sempre o que é melhor para gente é necessariamente melhor para os que nos cercam…

Obs.: a continuação, “Fração de Segundo”, é ainda melhor!

Resultado de imagem para outlander gifs

Para encerrar, não li os livros, mas recomendo muito a série Outlander! Na história, a inglesa Claire Randall, enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial, viaja com o seu marido Frank à Escócia para uma reaproximação após anos separados pela guerra. Entretanto, Claire descobre-se sozinha no ano 1743 pouco após a chegada, durante os levantes jacobitas. Nesse ambiente, ela conhece o jovem guerreiro escocês Jamie Fraser e Jonathan Randall, antepassado de Frank e capitão inglês.

É aquela escolha né: fazer as necessidades no mato, mas ter um Jamie na vida…

Resultado de imagem para outlander gifs

…ou voltar para 1945, para o marido que ela também ama (mas tá longe de ser um Jamie), já tendo carro, energia elétrica e essas coisas básicas?

Resultado de imagem para outlander gifs

Se bem que em 1945 ainda não tinha Netflix…

Resultado de imagem para outlander gifs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s