Ode a Lennon

Olá,

Eu queria ter feito esse post no dia 8, mas como eu estava meio atolada não deu, então vai hoje mesmo. É um pequeno texto sobre como eu me sinto em relação a Lennon e seu legado. Não sou nenhuma entendida em música, embora seja algo que eu ame. Então o que vem a seguir são apenas impressões que eu tenho de suas músicas.


Ode a Lennon

Eu nem era nascida em 8 de dezembro de 1980, mas definitivamente essa data é marcante para todos os fãs de boa música. Há 30 anos Mark Chapman dava cinco tiros em John Lennon e além de tirar a vida de um ícone, deixava uma legião de fãs inconsoláveis.

O cara que mais lutou pela paz, chegando a pregar o fim da Guerra do Vietnã com o movimento “bed-in” ao ficar 7 dias na cama com Yoko, era o mesmo que batia em sua ex-mulher e debochava de deficientes. John era uma figura no mínimo, controversa que além de rebelde, agressivo, extremamente ciumento e cheio de defeitos como todo ser humano, era um gênio que influenciou outros gênios. Isso é incontestável.

Ninguém conseguiu ser tão brilhante, nostálgico e romântico como ele em “In my life”.
Ninguém conseguiu fazer uma música simples com melodia alegre que mostrasse o desespero como ele fez em “Help!”.
Ninguém conseguiu criticar as guerras e ao mesmo tempo ser tão direto sem cair nos clichês como ele fez em “Revolution”.
Ninguém conseguir ser tão polêmico ao fazer uma música inocente inspirada num desenho de seu filho como ele fez em “Lucy in the sky with diamonds”.
Ninguém conseguiu ser tão sutil, poético e carente (?) como ele em “Stand by me”.
Ninguém conseguiu cantar o ciúme e o medo do abandono como ele o fez em “Jealous Guy”.
Ninguém conseguiu pregar a paz e o amor como ele fez em “Mind Games”, “Give peace a chance” e no hino, “Imagine”.
Ninguém conseguiu transmitir a rejeição de modo tão comovente como ele o fez em “Mother”.
Enfim, ninguém conseguiu ser como Lennon (por mais que tentassem) e nem vão, porque ele foi, é e sempre será o garoto atormentado de Liverpool que influenciou gerações e continuará o fazendo por anos, anos e mais anos.

Embora ele não seja o meu cantor preferido, ele compôs AS músicas e fundou A banda. Então para esse cara que infelizmente não está mais aqui, mas que deixou um legado como nenhum outro será capaz de deixar um dia, eu só gostaria de dizer uma palavra: Obrigada!

Por hj é só,

Bjs

Anúncios

2 comentários sobre “Ode a Lennon

  1. Lennon era realmente uma figura. Às vezes penso se a fama fez dele um gênio ou se foi o caminho contrário. Na verdade, acredito um pouco na idealização da figura dele e dos outros Beatles. Mas o talento dele é inegável.

    Imagine all the peopleeeeeee…

    Beijos

    Curtir

  2. Ana Carolina

    As músicas que ele escreveu são incríveis msm, mas nunca simpatizei mt com ele naum, naum sei pq… sempre achei o Paul mais simpático…
    Ma não tem como não dizer que o John era um gênio.
    bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s