Nomes de Bandas II

Olá,

dando continuidade ao post anterior, como não faltam nomes curiosos, selecionei mais algumas bandas p/ falar hoje…

Simply Red

O vocalista Mick Hucknall decidiu trabalhar à noite como DJ num barzinho. Quando o gerente perguntou como ele gostaria de ser chamado, ele disse: “Just “Red” (“apenas vermelho”), um apelido de infância do cantor por causa de seu cabelo extremamente avermelhado. O gerente então perguntou: “Como assim?”. “Simply ‘Red'” (“simplesmente Red”), Mick respondeu.

3 Doors Down

A banda começou sua turnê por fora de sua cidade e foi somente durante a jornada para Foley, Alabama, que eles decidiram seu nome oficial. Quando três deles caminhavam para a cidade e avistaram um edifício em que algumas letras tinham caído da sua faixada, leram “Doors Down.” Neste momento eles decidiram que por eles estarem em três, adicionariam o “3” para criar “3 Doors Down.”

Three Days Grace

Q: Is there a hidden meaning behind why the band chose the name Three Days Grace? (Há algum significado escondido por trás do porquê que a banda escolheu o nome “Três dias de Graça”?)
Adam (vocalista e guitarrista): No, we sort of look at Three Days Grace, as it sort of stands for sense of urgency. Time to pay a debt. if you had three days to change something in your life or if wanted to changed something in your life could you do it in three days. That sort of urgency, I guess. (Não, não vemos o nome como algo que representa um senso de urgência. Tempo de pagar uma dívida. Se você tivesse três dias para mudar alguma coisa na sua vida ou se você quisesse mudar algo em sua vida, você poderia fazê-lo em três dias. Esse tipo de urgência, eu acho).

The Killers

Retirado de um videoclipe do New Order chamado “Crystal”. (A group called ‘New Order’ had a film clip for their song ‘Crystal’, in which a beautiful, fictional band mimed their song. The fictional band were called ‘The Killers’ and so Brandon & Co stole the name. The clip bears some resemblance to the ‘Somebody Told Me’ film clip.)

Incubus

A origem do nome “Incubus” vem de um tipo de demônio na mitologia; o nome foi escolhido ao acaso algumas horas antes do primeiro show. Incubus é um demônio na forma masculina que se encontra com mulheres dormindo, a fim de ter uma relação sexual com elas. O Incubus drena a energia da mulher para se alimentar, e na maioria das vezes o Incubus deixa a vítima morta ou então viva, mas em condições muito frágeis. A versão feminina desse demônio é chamada de Súcubo.

Village People

O nome originou-se do reduto gay de Nova Iorque na época, o Greenwich Village, e a banda ficou conhecida por apresentar-se com fantasias que evocavam símbolos de “masculinidade”: policial (Victor Willis), índio norte-americano (Felipe Rose), cowboy (Jeff Olson), operário (David Hodo), soldado (Alex Briley)e motociclista (Glenn M. Hughes).

A-ha

A origem do nome a-ha surgiu após Mags ter lido este termo num caderno de anotações de músicas e outras composições de Paul. O “a-ha” vem da exclamação “a-ha!”, no sentido de surpresa ou algo novo; Mags sugeriu este nome para a banda e Paul gostou da ideia, já que eles queriam um nome de fácil memorização e que mais se aproximasse do som da língua norueguesa. Depois de pesquisarem dicionários em várias línguas, o grupo descobriu que “a-ha” era uma forma internacional de expressar reconhecimento, com conotações positivas. Era uma palavra fácil e pouco utilizada.

Aerosmith

Joey (baterista) sugeriu o nome “Aerosmith”, que, segundo ele, não tem nenhum significado especial: era apenas uma palavra que ele gostava de escrever nos seus cadernos da escola.

R.E.M.

Dentre os vários nomes, estavam cogitados “Twisted Kites” e “Cans of Piss”. Apesar do nome R.E.M. se referir a “Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos), o estágio do ciclo do sono onde os sonhos acontecem, a banda o escolheu por ser ambíguo, e poder significar várias coisas.

Iron Maiden

O nome “Iron Maiden” foi inspirado em um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro. Esse também era o apelido da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que aparece nas capas dos compactos “Women in Uniform” e “Sanctuary”.

Hole

Courtney Love escolheu o nome da banda depois de ler uma frase da peça “Medea”, de Euripides: “There’s a hole burning deep inside me”. A cantora disse que escolheu essa palavra porque ela sabia que iria confundir as pessoas.

The Smiths

O nome é uma curiosidade: Smith é o sobrenome mais popular na Inglaterra (equivale ao Silva, Santos ou Ferreira em português). O objetivo era mostrar que a banda era formada por pessoas comuns.

The Bangles

Começou como “Supersonic Bangs” em Los Angeles, em 1981. Este nome foi tirado de um artigo sobre estilos de cabelo dos nos 60 da revista Esquire. O nome foi reduzido a “Bangs”, mas depois as Bangles trocaram de nome porque uma outra banda de New Jersey já tinha tomado posse dele.

Outros nomes curiosos:

Kings of Leon: “Leon” é o nome do pai e do avô paterno dos três irmãos e do primo, “Kings of Leon” é uma homenagem ao avô dos Followill.

Supertramp: a banda inicialmente chamava-se Daddy, tendo o nome posteriormente alterado para Supertramp, que ao pé da letra quer dizer “super mendigo”, inspirado num livro de W.H. Davies, “The Autobiography of a Super-Tramp”.

Bee Gees: primeiramente chamados de “Rattlesnakes” e depois de “Wee Johnnie Hayes & the Bluecats”, os irmãos Gibb foram renomeados por Bill Good (um promotor de corridas que eles conheceram no Brisbane’s Speedway Circus na Austrália, em 1960). A banda tocou nesse evento e Billy os apresentou a Bill Gates, um DJ de uma rádio local que estava executando suas músicas no ar. Quando o interesse na banda começou a surgir, Good então, renomeou-os com a inicial de seu nome (B) e as iniciais de Gates (G) e não devido aos irmãos Gibb (Brothers Gibb), como a maioria das pessoas pressupõem.

B-52’s: ao contrário do que muitos pensam, a banda não pegou o seu nome de uma bomba americana da Força Aérea, mas de um termo sulista para os penteados bufantes em formatos de torre que as vocalistas da banda, Kate Pierson e Cindy Wilson, usam.

É isso…

Boa semana ;D

Bjsss

Anúncios

3 comentários sobre “Nomes de Bandas II

  1. Olá,
    sao nomes simples como Simply Red q pegam msm, as vzs uma banda com um nome mt elaborado naum fica tao conhecida, claro q naum eh soh pelo nome, mas ajuda bastante eu acho ahuahuah
    “Incubus” eh um nome bem interessante pra banda…
    A-ha, R.E.M., B-52's, Bee Gees,pra mim são outos exemplos d nomes simples q pegaram… não deve ser fácil inventar um nome pra banda assim, pra bandas em geral né, não é mesmo Marianne??? ahuhauhuahuah
    Achei legal o porquê do nome Kings of Leon tb!

    Excelente post!!!
    bjuss

    Curtir

  2. Ahhh, que decepção! Eu me divertindo aqui e falando “caraca, é por isso que essa banda se chama assim?” e justo no Aerosmith, quando minha curiosidade aguçou mais… necas de pitibiriba. O nome não significa absolutamente nada, não há um conceito emocionante por trás dele. Pelo menos o do Three Days Grace é bem fundamentado.

    Mais uma vez, excelente post. Vou indicar este post e o anterior assim que concluir meu post sobre as capas de rock no Beco. A propósito, vou deletar Café. (não comemore hahahaha)

    Beijos!

    Curtir

  3. Post bem caprichado esse mari. Adoro A-ha, Simply red, R.E.M., Aerosmith e Bee Gees. Acho curioso essas histórias de formação. Engraçado é que todas essas bandas tiveram envolvimento com drogas. Será que essas bandas foram vítimas dos anos 80? Acho que não.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s